Usando o IMC para monitorar serviços Windows através de SNMP

A algum tempo tenho usado o HP Intelligent Management Center – IMC para monitorar switches, servidores e outros dispositivos. Neste artigo mostro como configurar o monitoramento de um servidor Windows através do SNMP.

A primeira coisa a ser feita é a instalação do SNMP server. No Windows Server 2008 isto é feito em Server Manager, Features, Add features, SNMP Services.

Install SNMP

Por padrão o Windows cria duas regras no firewall, mas elas não são suficientes para que o IMC  tenha acesso ao serviço. Deve ser criada uma nova regra que permita o acesso à porta 161.

Depois é preciso acessar os serviços do Windows e configurar o SNMP:

SNMP Services

O que deve ser feito é adicionar a comunidade public com direitos Read Only e adicionar o endereço do host onde o IMC está instalado.

O passo seguinte consiste em adicionar o serviço a ser monitorado. Nesta etapa me deparei com o seguinte erro:

Failed to add a service monitor, because the network management server is not added to iMC.

A solução foi adicionar o próprio servidor IMC como servidor monitorado, em Resource, Add Device.

Superado este problema, para adicionar o serviço a ser monitorado deve ser acessado o menu Performance Management, Service Monitoring:

SNMP Add

Deve se preenchido o campo Monitor Name, selecionado SNMP Service em Select Service Type, informado o endereço IP do servidor a ser monitorado, a string da comunidade SNMP e o OID.

O IMC possui uma ferramenta que auxilia a obtenção do OID do serviço. Ela está acessível em System, Resource Management, MIB Management:

MIB Browser

Depois de selecionado o host pode ser usado o recurso Record Device MIB, que irá carregar todos os OID do servidor. Basta anotar o número do OID que se deseja monitorar.

Fique a vontade para deixar sua dúvida ou sugestão nos comentários!

 

Combustível para foguete – Teste 1

Foguete

Este é o primeiro teste para a construção de um foguete. Cleiton e eu tentamos fabricar o combustível com nitrato de potássio e açúcar. Seguem os dados do experimento:

Teste realizado dia 28/01/2015.

Ingredientes:

550g de nitrato de potássio – KNO3;

250g de açúcar;

250g de água.

O nitrato e o açúcar foram triturados. Levamos tudo ao fogo e iniciamos o cozimento ás 18:14. Usamos uma panela velha que parecia um pouco suja. Ás 18:17 a temperatura era de 52° C e a mistura começou a ferver. Ás 18:20 a mistura chegou a 100° C e iniciou-se um problema com espuma. Não tínhamos visto isso nos vídeos e suspeitamos que era a sujeira da panela. Diminuímos o fogo ás 18:23, quando a temperatura era de 106° C. Ás 18:29 a mistura começou a borbulhar e a espuma baixou. A temperatura era de 102° C. Ás 18:30 o açúcar começou a caramelizar. Ás 18:34 sentimos cheiro de açúcar queimado. Ás 18:41 retiramos a mistura e abortamos o processo. O teste foi mal sucedido.

Suspeitamos que o problema foi a queima do açúcar. Em alguns pontos da panela a temperatura passou de 180° C.

Este foi o primeiro teste e esperamos aprender com nossos erros.