Como ver a ISS – Estação Espacial Internacional – a olho nu

ISS

A Estação Espacial Internacional – ISS – é um laboratório espacial que se encontra-se em órbita baixa (entre 340 km e 353 km). Pode  ser vista da Terra a olho nu e viaja a uma velocidade média de 27.700 km/h, completando 15,77 órbitas por dia.

Para saber quando a ISS estará visível, uso um app para Android chamado ISS Detector. Ele está disponível no Google Play. Seu site oficial é: http://issdetector.com/. O app avisa quando a ISS estará visível e mostra sua trajetória:

ISS Detector

ISS Detector

Nos testes que fiz a precisão foi fantástica. A noite o brilho da ISS parece o de uma estrela e é muito fácil acompanhá-la no céu.

Além disso a NASA disponibiliza um serviço para que seja possível ver a ISS em tempo real, a partir de uma câmera instalada nela mesma:

http://www.ustream.tv/channel/9408562

Bom divertimento!

Lição de humildade – Pálido Ponto Azul

Deus nos criou a sua imagem e semelhança ou fomos nós que o criamos a nossa imagem e semelhança? Somos assim tão importantes? A foto a seguir mostra o planeta Terra em uma foto tirada pela  Voyager 1 em 14 de fevereiro de 1990. A sonda estava a 6 bilhões de quilômetros da Terra. A foto foi feita pela NASA a pedido de Carl Sagan, um cientista que dedicou sua vida pela ciência. Ele nos lembra que ‘toda a história da humanidade aconteceu neste pálido ponto azul’.

Pálido Ponto Azul

Esta imagem nos faz pensar em quão insignificantes nós somos.

Aqui você pode ouvir um texto de Sagan sobre o Pálido Ponto Azul:

Referências:

http://gizmodo.uol.com.br/a-foto-do-palido-ponto-azul-completou-25-anos-de-idade/

http://en.wikipedia.org/wiki/Pale_Blue_Dot