Sushi

Ainda não tive a oportunidade de ir ao Japão e comer o verdadeiro sushi, por isso tenho me arriscado em prepará-lo. A receita e o modo de preparo são relativamente simples.

Ingredientes:

2 xícaras de arroz de sushi

4 xícaras de de água

3 colheres de sopa de açúcar

2 colheres de sopa de sal

4 colheres de sopa de vinagre de arroz

Nori (folha de alga marinha)

Gergelim torrado.

Salmão, camarão, atum, tilápia, ovos.

Utensílios:

Esteira de bambu, chamada makisu

Modo de preparo:

Lavar bem o arroz algumas vezes. O arroz para sushi é rico em amido, por isso se não o lavarmos bem ele ficará muito ‘grudento’.

Juntar o arroz a água, e deixar cozinhando até a água desaparecer.

Enquanto o arroz cozinha deve ser preparado o molho. Para isso junta-se o açúcar, o sal e o vinagre em uma panela e leva-se tudo ao fogo. É preciso mexer até que a mistura fique homogênea. É preciso tomar cuidado para que o açúcar não caramelize. Depois se despeja a mistura em um copo, mas com cuidado. Um pouco de sal ficará na panela. Deixe o molho esfriar e depois despeje tudo sobre o arroz, já cozido. Misture bem.

Estenda a esteira de bambu e sobre ela um pedaço de nori. Espalhe o arroz, coloque o recheio desejado (salmão, camarão, atum, tilápia) e com a ajuda da esteira enrole o arroz.

Corte em pequenos pedaços. Para facilitar molhe a faca na água antes de executar os cortes.

 

O que fazer com o óleo de fritura usado?

Você não gosta de batata-frita, pastel e coxinha? Então você pode estar fazendo mal ao meio ambiente.

oleo-de-fritura

Quando eu me arrisco na cozinha sempre fico na dúvida de onde jogar o óleo usado nas frituras. Já ouvi falar que não devemos jogar no ralo da pia e nem no lixo. Mas o que fazer com óleo usado? Porque ele faz mal ao meio ambiente?

Uma pesquisa rápida mostra muitos resultados sobre o quão prejudicial é jogar o óleo no ralo da pia. Quando o óleo chega em um rio os microrganismos presentes irão degradar o óleo, consumindo oxigênio nesse processo. Menos oxigênio pode provocar a morte da fauna aquática. O óleo também prejudica o solo porque pode retardar o crescimento dos vegetais e interfere no fluxo da água. Também contribui para o entupimento dos encanamentos.

Podemos evitar todos esses males transformando o óleo usado em sabão ou biodiesel. Acho que não é muito fácil produzir biodiesel em casa, mas produzir sabão a partir do óleo é relativamente fácil. Aprenda a fazer sabão lendo a matéria no site do eCycle.

Portanto, não jogue o óleo usado na cozinha no ralo da pia. A natureza agradece!

Descascando Kiwi

O kiwi (a fruta, não o pássaro) é um fruto originário da China que aprecio muito. Mas sempre achava complicado descascá-lo, até encontrar essa dica: