Como hospedar um site na Internet

Quando eu comentei com um colega que ia publicar este blog ele perguntou: ‘Como se faz um site?’ É isso que procuro explicar neste artigo.

Para ter um site publicado na Internet algumas coisas são necessárias:

  1. Registrar o domínio;
  2. Configurar um servidor ou contratar um serviço de hospedagem;
  3. Escrever a página ou usar um gerenciador de conteúdo.

1 – Registrar o domínio

Antes de registrar o domínio é preciso verificar se ele está disponível. Para isso acessamos o site https://registro.br/ e digitamos o nome do domínio que pretendemos registrar.

Registro.br

Se o domínio não estiver registrado você poderá efetuar o registro. Por padrão o registro custa R$ 30,00 e é válido por 1 ano. O processo é simples e rápido e você pode pagar com cartão de crédito ou boleto.

2 – Servidor

Você pode configurar seu próprio servidor ou contratar um serviço. Manter um servidor próprio pode ser muito caro e complicado, porque será necessário manter o servidor ligado o tempo todo. Configurar o servidor também pode ser difícil. Por isso hoje é mais fácil contratar um serviço de hospedagem. A melhor parte é que existem empresas que fornecem planos básicos de graça! Atualmente eu recomendo os serviços da Hostinger: http://www.hostinger.com.br/

Na Hostinger você pode hospedar seu site de graça e se preciso comprar mais recursos.

Uma lista com vários servidores de hospedagem pode ser vista aqui: http://www.free-webhosts.com

3 – Gerenciador de conteúdo

Para publicar uma página é preciso o conteúdo. Podemos escrever cada uma das páginas individualmente ou podemos usar um gerenciador de conteúdo. Para criar uma página ‘na unha’ você pode usar as seguintes linguagens (ou algumas delas em conjunto):

PHP – http://php.net/

HTML – http://www.w3schools.com/html/

Também é possível usar gerenciadores de conteúdo automatizados. Atualmente a lista de ferramentas disponíveis é bem grande. Aqui temos uma lista bem grande: Lista de CMS

Eu recomendo os seguintes CMS:

WordPress – https://wordpress.com

Drupal – https://www.drupal.org

É isso! Com as referências deste artigo você já será capaz de criar um domínio, escolher um serviço de hospedagem e gerenciar o conteúdo de seu site.

Como adicionar um favicon no WordPress

Favicon quer dizer ‘ícone favorito’ e é uma pequena imagens no formato .ico de 16×16 ou 32×32 pixels que fica armazenada no site para visualização no navegador.

Podemos criar um favicon em algum editor de imagens como Paint, Photoshop ou Gimp. Também é possível usar serviços online para fazê-lo:

http://www.favicon.cc/

http://tools.dynamicdrive.com/favicon/

Depois de gerado o arquivo favicon.ico é preciso fazer o upload do arquivo para o servidor, em duas pastas diferentes:

  1. Na pasta principal do tema usado no WordPress (caso exista um arquivo você pode sobrescrevê-lo);
  2. No diretório raiz do site.

Pronto, o favicon está instalado!